A computação em nuvem é, sem dúvida, uma revolução no mundo da tecnologia da Internet. Tornou possíveis novas coisas e ajudou muitas pessoas a poupar tempo e energia. Em contrapartida, os custos diminuíram.
Índice de Conteúdo
No entanto, é do conhecimento geral que tudo tem um lado positivo e um lado negativo. A nuvem não é uma exceção, pois existem várias preocupações por parte dos clientes – especialmente no que diz respeito à questão da segurança. Uma vez que os mecanismos da nuvem são controlados por pessoas invisíveis em locais desconhecidos, existe um receio genuíno em relação à segurança, como se verá mais adiante.
Preocupações com a segurança
Existem duas grandes lacunas no que respeita à segurança da nuvem. Em primeiro lugar, o utilizador estaria preocupado com os hackers ou com o acesso à sua informação por pessoas ilegais ou não autorizadas. Isto pode levar ao comprometimento de informações confidenciais ou privadas; todos os seus dados são privados. Os piratas informáticos podem tirar partido dos seus dados ou estes podem ser utilizados para prejudicar a sua empresa. O segundo tipo de preocupação é o mau funcionamento da infraestrutura dos serviços de armazenamento na nuvem. Há algumas empresas, como a Ma.gnolia, que entraram em colapso, perdendo para sempre dados vitais dos clientes.
Não há dúvida de que estas preocupações são reais. No entanto, a resposta à segurança reside no fornecedor de serviços na nuvem. Antes de registar uma conta gratuita ou de contratar os serviços de uma empresa de armazenamento na nuvem, leia os respectivos termos e condições. De facto, pergunte sobre estas preocupações de segurança.
Ficará surpreendido com algumas das políticas de segurança existentes. No caso de os dados serem comprometidos ou perdidos, a empresa deve ter uma causa de ação para resolver o seu problema. Muitas empresas afirmam que as suas políticas de segurança são de topo e que não há qualquer receio de que tal aconteça.
Obviamente, não basta ouvir as palavras; é preciso estar protegido por escrito. Por isso, sim, os receios relacionados com a segurança são muito reais – certifique-se de que está coberto pelo contrato ou acordo que assinar antes de ter acesso aos seus serviços.
É aconselhável trabalhar com um fornecedor de serviços na nuvem que guarde uma cópia de segurança de todos os seus dados. Além disso, precisa de saber quais os procedimentos a seguir no caso de algo de mau acontecer e os seus dados ficarem comprometidos. Com esta garantia e conhecimento, é muito melhor operar numa nuvem. No entanto, é sempre aconselhável trabalhar com empresas que tenham tido um melhor desempenho neste domínio. Nem todos os serviços de armazenamento na nuvem merecem ser considerados.
Na vida, não há garantias e, a este respeito, é necessário estar preparado com uma garantia do fornecedor do serviço de armazenamento em nuvem. Além disso, seja muito perspicaz e efectue uma pesquisa exaustiva e saiba o que a lei da sua área diz sobre a segurança na nuvem. E não se fique por aqui. O país onde os servidores privados dedicados estão armazenados terá determinadas leis que regem as operações; procure saber se pode obter uma reparação adequada se algo correr mal num local diferente.
A computação em nuvem é segura? A computação em nuvem tem as suas próprias falhas ou desvantagens e, apesar de todas as vantagens, existe uma grande preocupação com a segurança. Não é perfeita nem infalível e, para evitar sofrer as consequências da insegurança da nuvem, seja proactivo e certifique-se de que tem um plano B ou que sabe a quem recorrer se algo correr seriamente mal. Um plano B pode ser manter a sua própria cópia de segurança pessoal de todos os seus dados. Vale a pena acrescentar que os casos de pirataria informática e de perda de bases de dados nas nuvens são raros, mas podem acontecer.