Como funciona a computação em nuvem?

A computação em nuvem está definitivamente a ter um enorme impacto na sociedade. A maioria das grandes empresas, como o Facebook, está a optar por esta via porque é eficaz e faz sentido em termos económicos. Além disso, a computação em nuvem é capaz de integrar computadores numa organização para poupar tempo e recursos vitais, como o software.

A computação em nuvem foi designada como o próximo nível da era da Internet e cada vez mais pessoas estão a utilizá-la. No entanto, para compreender plenamente o que está em causa, é necessário saber como funciona. As informações que se seguem fornecem-lhe pormenores.

Noções básicas de computação em nuvem

A computação em nuvem emprega empresas especializadas de confiança para armazenar dados e componentes vitais em seu nome. O seu acesso será facilitado e os seus trabalhadores poderão aceder a esta grande base de dados de informações e processos. Na nuvem, o serviço de correio eletrónico, o armazenamento de dados e o protocolo especializado podem ser observados com a maior facilidade. Isto acontece devido a uma base de infra-estruturas integrada que é mantida em conjunto por servidores dedicados para fornecer os serviços adequados. As duas principais áreas de uma nuvem são o front end e o back end.

O front end é a interface que é acedida pelo utilizador no seu computador. Basicamente, é revelado através de um navegador Web e uma empresa pode entrar na nuvem para aceder a esta informação vital em qualquer altura. A capacidade de ligar em rede software e hardware diferentes para servir muitos computadores definiu a palavra nuvem. Não funciona infligindo qualquer carga pesada à sua máquina pessoal; funciona simplesmente disponibilizando todas as informações e bases de dados relevantes de uma forma eficiente. O front end é o resultado das complexidades que ocorrem no back end.

O back end é o centro nevrálgico de todas as ferramentas e infra-estruturas necessárias para tornar possível a computação em nuvem. É composto por software vital e ferramentas de aplicação que tornam possível o armazenamento em massa. As ferramentas do back end são também responsáveis pela comunicação inteligente com o front end, graças aos mecanismos de programação especializados que aplicam. Com este sistema, será possível integrar qualquer trabalhador na nuvem sem ter de comprar software adicional que lhe permita realizar o seu trabalho. É um sistema complexo que foi criado para melhorar a coordenação e o acesso a recursos vitais que permitem que os seus negócios sejam conduzidos em conformidade.

A capacidade arquitetónica de qualquer nuvem é mantida pelas empresas que fornecem estes serviços. Estas empresas também têm a tarefa de fornecer ou criar sistemas de cópia de segurança essenciais que manterão os dados dos clientes sempre seguros. Implementam servidores dedicados para que o processo seja um êxito. Dependendo das necessidades de um cliente, podem ser definidas nuvens privadas, públicas e híbridas para garantir o controlo de acesso. A segurança é fundamental e, com empresas especializadas em nuvens, a entrega de software e dados essenciais tornou-se um pilar.

É de salientar que a computação em nuvem já existe há algum tempo. As grandes empresas, que têm enormes necessidades de dados e de software, foram as primeiras a utilizar a nuvem. No entanto, o futuro é claro e a nuvem pode vir a ter um papel mais proeminente. Em suma, é um sistema que permite uma melhor infraestrutura de computação e é definitivamente bem-vindo pelas empresas.

Leave A Comment

All fields marked with an asterisk (*) are required