Responsabilidades – A computação em nuvem é uma tecnologia revolucionária que está atualmente a ser utilizada para fornecer serviços de TI online. Os fornecedores de serviços de computação em nuvem oferecem serviços de computação que incluem aplicações empresariais completas e espaço de armazenamento de dados a vários clientes localizados em diferentes locais. Isto significa que os clientes podem utilizar os serviços de computação em nuvem a partir dos seus computadores ou dispositivos móveis a partir de qualquer local do mundo.
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Ao prestar serviços a diferentes clientes ao mesmo tempo, o fornecedor pode oferecer esses serviços a um preço acessível. Através dos serviços de computação em nuvem, os consumidores, as organizações públicas e as empresas podem aceder a muitos serviços a preços acessíveis que são muito dispendiosos de obter por si próprios. De seguida, analisaremos as responsabilidades dos consumidores e dos fornecedores de serviços de computação em nuvem.
Quem mantém a propriedade?
O fornecedor de serviços de computação em nuvem não se reserva o direito de utilizar, manipular ou aceder aos dados do cliente, a menos que o consumidor do serviço o permita. Por conseguinte, os consumidores mantêm o direito de propriedade de utilizar os seus próprios dados. Os consumidores de serviços devem saber que esta questão pode ser complicada se várias partes acederem a esses dados; um bom exemplo é um serviço empresa-a-empresa em que os fornecedores e os consumidores têm acesso aos dados. Os consumidores devem ter cuidado ao permitir o acesso de vários utilizadores.
Os acordos de nível de serviço destinam-se a abordar a correção, as responsabilidades e os resultados comerciais
Os serviços informáticos podem ser facilmente afectados por lentidão e falhas, mas muitos fornecedores raramente se comprometem com os tempos de recuperação ou mesmo com o tipo de procedimentos que provavelmente seguirão. Os acordos de nível de serviço descreverão os compromissos do fornecedor de serviços.
Os serviços em nuvem exigem este tipo de acordo, dependendo do tipo de serviço de computação em nuvem fornecido. O acordo deve ser relevante para a sua empresa, embora os fornecedores de serviços raramente os personalizem. O acordo de nível de serviço deve ser abrangente, de modo a abranger questões comerciais relacionadas com a sua atividade.
Notificações e outras alterações que podem afetar os processos empresariais do consumidor
Os consumidores de serviços compram serviços na nuvem para apoiar os seus processos empresariais, mas, por vezes, os fornecedores podem alterar os termos logo após a assinatura do consumidor. Estas alterações podem incluir actualizações e preços, o que pode prejudicar a sua empresa, uma vez que é dispendioso mudar para outro fornecedor.
Um fornecedor de serviços não pode garantir a prestação de um serviço sem interrupções. Em vez disso, um fornecedor tem a responsabilidade de proteger o negócio do seu consumidor, fornecendo notificações avançadas de alterações do sistema ou de actualizações importantes. Essas alterações incluem a introdução de novas versões de serviços, a atualização de software, a mudança de localização, o encerramento de instalações, a cessação da atividade, etc.
Requisitos legais relativos às jurisdições em que o fornecedor exerce a sua atividade
É provável que os consumidores de serviços ignorem as questões jurídicas críticas devido à rapidez e facilidade de utilização dos serviços em nuvem. Se um fornecedor armazenar os dados do consumidor de serviços num país diferente ou transferir os dados para um país estrangeiro, o consumidor pode ficar sujeito a questões de leis e regulamentos sem o seu conhecimento.
O fornecedor de serviços tem a responsabilidade de garantir aos seus consumidores que não viola a legislação de qualquer país estrangeiro. Os fornecedores também devem informar os consumidores de serviços sobre o país em que armazenam os seus dados, para que possam decidir se é seguro utilizar o seu serviço de computação em nuvem.
Estas responsabilidades ajudarão os consumidores a compreender o que devem esperar dos fornecedores. O respeito por estas responsabilidades exigirá um esforço por parte dos fornecedores e dos consumidores para que o serviço possa ser benéfico para ambos. O conhecimento destes direitos e responsabilidades ajudará os consumidores do serviço a tomar decisões informadas.